sábado, 22 de setembro de 2012

A l'italiano


Salve, salve galera! Desculpem todo o tempo que fiquei sem atualizar o blog. Tentarei reativar o blog e manterei atualiado sempre que puder, com uma maior freqüência, claro.  Abraços a todos e aproveitem o post!

Novidades:

IAG
Agora já estou na segunda metade da carreira do curso de Profissional Gastronômico, já aprovei matérias como: “Pastas y salsas” “Seguridad y higiene de los alimentos” “Materias Primas” “Panaderia I” “Pasteleria I” “Cocina Fria” “Cocina I”. Graças a Deus aprovado em todas sem precisar fazer exames de recuperação! Agora as matérias estão um pouco mais elaboradas e a exigência dos professores é muito maior!

Buenos Aires:
Nesses 9 meses que vivo aqui na terra dos hermanos já me desiludi de muitas coisas da cidade que eu tinha encontrado quando cheguei aqui. A inflação está descontrolada, se você é adepto do índice Coca-Cola ou índice MacDonalds, aí vão os preços (colocaremos o câmbio oficial como 1US$ = 4,30 Pesos):
Coca-Cola de 2 litros (se você tiver a garrafa que é retornável) = 10,00.
Coca-Cola de 2 litros sem a garrafa retornável = 17,00.
Combo (Trio) BigMac = 27,00.
Pra você que pensa em viver aqui em Buenos Aires saiba que aluguel é caríssimo, ademais de ser muito difícil que aceitem você estrangeiro como inquilino, te pedirão meses de adiantamento, que você pague em dólares, que você tenha uma pessoa que possua casa própria e que possa ser sua referência em caso que você não pague o aluguel. Não estou dizendo que em 100% dos casos é assim, mas no mínimo 80% dos casos sim te exigirão as condições já citadas. O bom é que tem muita gente disposta a dividir apartamento, então se você buscar certamente encontrará! Em um próximo post escrevo só sobre condições de aluguel.


Vamos ao prato!


Pappardelle ao molho Mornay e Bolognesa

Caros leitores, lembrem-se que antes de cozinhar lave bem as mãos. Lave todos os vegetais e frutas que serão usados nas receitas. 

Hoje todos vão aprender a fazer massa de macarrão em casa! :)


Massa Caseira:

Ingredientes:

Ovos
Azeite de Oliva
Agua
Sal
Farinha de Trigo

Modo de preparo:

Em um bol (vasilha ou recipiente) coloque os ovos ( a proporção é de um ovo por pessoa). Mescle em um copo água e sal. Para cada ovo colocado no bol ponha duas colheradas de água e sal. Coloque um pouco de azeite de oliva. Vá agregando farinha de trigo, quando já não se puder trabalhar no bol passe a massa para uma mesa ou bancada já com um pouco de trigo para que a massa não fique grudada. Vá agregando aos poucos trigo até que você consiga apertar (furando) a massa com os dedos e ela não grude. Envolva a massa em papel film e guarde na geladeira por mais ou menos 20 minutos.
Enquanto isso não perca tempo e vá fazendo os molhos!
Passados os 20 minutos, tire a massa da geladeira e estire-a, lembre-se sempre de colocar trigo na mesa. Uma vez estirada, dê uma volta dupla, colocando trigo entre as voltas, corte no tamanho de 1,5cm aproximadamente. Parabens  agora você tem Parppadelles!

Molho Mornay:

Bom, primeiro ensinarei vocês como se faz um molho branco, conhecido no mundo gourmet como Bechamel. Quando a Bechamel estiver pronta agregue uma gema e queijo, Pronto agora você tem uma Mornay para acompanhar seus Parppadelles!

Molho Bechamel:

Ingredientes:

500 ml    Leite 
1/2         Cebola
2            Folha de Louro
1            Cravo da índia
5 g         Noz moscada
Sal
Pimenta Negra moída.

Roux: (Partes iguais de Manteiga e Trigo)
30g          Manteiga
30g          Trigo

Modo de preparo:

Coloque para ferver em uma panela o leite com a metade de uma cebola, folha de louro, Cravo da India, noz moscada, sal e pimenta. Quando ferver , tire a panela do fogo, tire a cebola, cravo e folha de louro da preparação.
Por outro lado vamos fazer um Roux:
Em uma frigideira/panela ou o que você tenha aí na sua casa, coloque manteiga, deixe-a derreter, quando derretida coloque o trigo e mescle com um bate ovos. Siga mexendo, deixe no fogo por mais ou menos 1 minuto para que o molho não tenha gosto de trigo cru.
Coloque o Roux na infusão de leite até que você perceba que o molho já está com a consistência desejada. Felcidades, agora você sabe fazer molho branco!

Molho Bolognesa:

Ingredientes:

250g      Carne moída
150g      Bacon
100g      Linguiça caseiras ou de feira
5            Tomates
30g        Extrato de tomate
60ml      Vinho tinto
1            Alho
Manjericão
Sal
Pimenta

Modo de preparo:

Em uma frigideira quente coloque o bacon cortado em bastões (não coloque óleo na frigideira, o bacon já tem óleo demais!), quando frito reserve-o em um recipiente, na mesma panela coloque a carne moída, repita o processo do bacon. Nessa mesma frigideira coloque a lingüiça caseira sem pele e esmiuçada, repita outra vez o processo.  Rale os tomates ou se estiver com preguiça ponha no liquidificador e faça como um extrato de tomates. Coloque os tomates na frigideira, ponha o extrato de tomate, agregue sal e pimenta, agregue a carne, salsicha e bacon, deixe cozinhar por uns 4 minutos, coloque um dente de alho (inteiro sem casca e aperte-o contra a mesa para que se quebre um pouco.) coloque o vinho, deixe evaporar todo cheiro de álcool, agregue água e deixe que reduza. Quando já quase pronto coloque o manjericão (corte as folhas com as mãos mesmo, assim exalam mais). Pronto, é hora de comer!

Se você quiser pode ainda misturar os dois molhos, que SIM fica muito bom!

Bom apetite!

A la Bolognesa

A la Mornay

Pra quem ainda não me conhece:


Colaboração de Adriano Muñoz.



 As receitas aqui apresentadas são modificadas, não respeitando totalmente as receitas originais.

Um comentário:

  1. Vou tentar fazer a Pappardelle ao molho Mornay e Bolognesa! rs. Espero conseguir. Abraço.

    ResponderExcluir