sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

Festas Populares em Buenos Aires

Eai galera! Me desculpem por ter deixado o Blog abandonado por esses tempos. Além de estar sem idéias sobre o que escrever eu também estava curtindo um pouco a cidade. Tentarei voltar a ser assíduo. O clima de Buenos Aires em Janeiro, na verdade de dezembro a fevereiro é verão por essas bandas, está acima da média. Bom, para mim está tranquilo, mas para eles é como se 36ºC fosse o inferno na Terra. Deixando as curiosidades inúteis de lado, vamos ao post!

Hoje decidi falar pra vocês um pouco do que se passou durante esse mês de Janeiro.Existe um bairro na Grande Buenos Aires chamado Belgrano, esse bairro é também conhecido como "Bairro Chino", a famosa "ChinaTown" que existe em várias cidades mundo a fora. Nos dias 21 e 22 desse mês ocorreu a festa em celebração do Ano Novo Chinês. Segundo eles, estamos no ano de 4710, ano do Dragão, um ano cheio de prosperidade e felicidade a todos. Como eu estava em casa sem fazer nada, fui conferir. Ah, e como estamos na Argentina, claro que não podia faltar um Tango na comemoração do Ano Novo Chinês. Segue para vocês algumas fotos e vídeos do evento que contou com a participação de mais de 20.000 pessoas.

Dança do Dragão

Tango em pleno Ano Novo Chinês


Vídeo da Dança do Dragão. (Desculpem pela qualidade do vídeo, a bateria da câmera já tinha descarregado essa hora)


Ontem sai de casa a noite apenas para comer alguma coisa e me deparei com a Abertura Oficial do Carnaval de Buenos Aires. Portanto, mais uma vez peço desculpas a vocês pelas imagens de câmera de celular. Bom, minha perspectiva quanto ao Carnaval porteño é que não tem nada de Carnaval carioca, talvez tenha um pouco de frevo e uma batida meio de Olodum. Seguem abaixo alguns vídeos, assim vocês podem tirar suas próprias conclusões. Considerem que esta foi apenas a cerimônia de abertura do Carnaval, as escolas de samba ainda desfilarão com carros alegóricos e tudo mais.






Por enquanto é isso. Um beijo galera! Por favor, comentem sobre o blog, o que vocês querem saber, sugestões e afins.

segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

Ravioli ao Molho de Arrabbiata

Olá meus caros amigos! Dando continuidade a mais uma demanda de nossos leitores, hoje teremos uma receita! Isso mesmo, as aulas do Instituto Argentino de Gastronomia (IAG) só começam dia 05 de março, mas daqui até lá eu tenho que ir comendo alguma coisa senão morro de fome. Ando fazendo umas experiências culinárias esses dias, resolvi postar hoje uma receita bem fácil e rápida, ideal para quem vive só e tem preguiça de cozinhar ou pra alguém que esteja tentando impressionar a gatinha dizendo que sabe cozinhar.
Prometo pra vocês que não vou tornar isso daqui um programa da Ana Maria Braga, mas peço que comecem a se acostumar pois as receitas bem provavelmente sejam a essência do blog.

Vamos ao Post!

Receita: Ravioli ao Molho de Arrabbiata.



Tempo de preparo: 15-20 minutos.
Dificuldade: 2 (em uma escala de 10)
Louças sujas: 2 (em uma escala de 10)
Chance de congestão: Nenhuma, comida leve com temperos tradicionais.
Bebida para acompanhamento: Vinho Tinto Suave


Ingredientes:
- 5 Tomatinhos vermelhos
- Ravioli de Frango com Espinafre (ou qualquer outro sabor de sua preferência)
- Molho Arrabbiata (extrato de tomate com tomates, alho, pimentão e tomilho).
- 6-8 Azeitonas.
- Queijo Parmesão ralado
- Azeite
- Sal

Modo de Preparo:
Coloque a água para ferver com um pouco de sal. Espere até ela esteja quase fervendo e adicione os Raviolis. Deixe-os cozinharem por cerca de 15 minutos. Em seguida tire a panela do fogo e aguarde cerca de 1 minuto antes de escoá-lo. Enquanto o Ravioli cozinha você pode ir fazendo o molho.

Molho: Em uma panela coloque um fio de azeite, em seguida coloque as azeitonas e tomatinhos (cortados e sem sementes), deixe em fogo médio/baixo, mexa até que o tomate comece a se desfazer. Adicione o molho Arrabbiata, coloque uma pequena quantidade de água e misture aos tomates e as azeitonas. Deixe no fogo por cerca de um minuto e meio.

Molho e Raviolis prontos é hora de colocá-los no prato. Em seguida adicione Queijo Parmesão ralado e azeite.




Buen Provecho!

segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

Controle de Qualidade: Cervejas

Olá meus amigos! Estive esse tempo meio ausente do blog, porque, assim como vocês, eu estava procurando onde passar o ano novo. Primeiramente feliz ano novo a todos vocês, que seja um ano de muita paz, saúde e sucesso.

Curiosidade: Aqui na Argentina a festa de ano novo não é comemorada como no Brasil, onde existem grandes festas e uma expectativa muito grande acerca da virada de ano. É uma espécie de Natal, onde se celebra com os familiares e muita comida. Existem alguns locais para se apreciar a queima de fogos de artificios mais elaborados pela cidade como em Puerto Madero e no Observatório.
As festas de Ano Novo que existem pela cidade começam depois da meia-noite e estão concentradas em Puerto Madero e em Palermo (bairros da cidade). Para os padrões de festas argentinos os "Boliches" (Em um bom português: Boates) cobram um valor um pouco acima do normal. Na região de Palermo por exemplo a entrada em uma Boliche custa em torno de $60,00 (cerca de R$30,00). Na região de Puerto Madero as festas podem custar até $240,00 a entrada. Passei o ano novo com o JP e a Jacque, outros dois roraimenses! Fomos à um bar em Palermo Hollywood chamado "Unico". Considerado por alguns como um dos top 10 bares da Capital Federal.

Como me foi solicitado vou escrever hoje sobre o que eu já descobri por aqui quanto as festas e quanto as cervejas. Em breve publicarei mais sobre o nightlife de Buenos Aires.
Existe uma variedade muito grande de cervejas aqui, é possível encontrar diversas marcas de cerveja em qualquer quiosque de rua. O preço médio das cervejas de 975 ml é $10,00, caso você tenha o casco o preço é $6,00. Os supermercados e alguns quiosques sempre tem uma adega de vinhos com uma variedade incrível e preços baixos, em breve teremos o post "Controle de Qualidade: Vinhos".

A cerveja preferida dos argentinos é, sem dúvidas, a Quilmes. Uma cerveja muito boa, de gosto leve e não muito carregada em gás. Existem algumas variações da Quilmes, eu recomendo a Quilmes Cristal, que é a padrão.  Recomendo fortemente a Quilmes! Além disso todos os ano existe o Quilmes Rock Festival, que este ano terá como atração principal o Foo Fighters!






Caso queira uma cerveja em estilo Brahma Fresh, existe a Quilmes Bajo Cero, bem mais leve e suave, e com um teor alcoólico menor.




A Schneider é uma cerveja nacional. Tem um gosto bem particular também, não que gosto particular signifique ruim, pelo contrário é uma cerveja boa, mas acho que para consumo em grandes quantidades se torna meio enjoativa, apesar de ser uma cerveja popular e apreciada pelos argentinos.



Uma cerveja que vem competindo pela preferencia dos argentinos é a Isenbeck. Cerveja de produção nacional, eu considerei uma espécie de Nova Schin, não gostei muito, mas talvez vocês gostem, experimentem!



Muito provavelmente a cerveja em segundo lugar na preferência dos argentinos é a Budweiser. Podem comprar, aprovada!





Os argentinos gostam muito de beber Stella Artois, é uma cerveja popular por aqui. O gosto da Stella não se diferencia muito do gosto da Stella que é vendida no Brasil. Encontrei esses dias no supermercado essa edição da Stella Artois que é feita especialmente para o Ano Novo. Achei a garafa muito legal, mas não tive coragem de comprar porque estava um pouco cara. Mas por essa semana eu compro uma porque com certeza estará mais barata depois das festas de fim de ano.
                                                 
                                                   


Outra cerveja muito boa é a Estrella Galicia, apesar de ser de origem espanhola e não argentina ela é muito bem aceita pela população cervejera de Buenos Aires . Recomendo!



A Cerveja Corona é de origem mexicana, mas também é uma das mais populares da cidade. A Corona é um pouco mais forte e possui um sabor próprio. Recomendo!



A Beck's é uma cerveja alemã, um pouco mais cara que as outras cervejas, mas de uma qualidade bem melhor. Se destaca pelo fato de ser uma cerveja forte, assim como quase todas as cervejas da Alemanha. Muito boa, recomendo! 




Esses dias encontrei  e provei a Brahma Lime, pra quem gosta de colocar uma limonada na cerveja aí vai a dica. Eu particularmente achei que se perdeu todo o gosto autêntico de uma Brahma.


Bom, por enquanto é isso, vou procurar experimentar outras cervejas e depois eu faço o post Controle de Qualidade: Cervejas II. Por favor, mandem idéias, críticas ou sugestões nos comentários para que eu possa tornar o blog mais interessante para vocês. Um abraço!