segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

Controle de Qualidade: Cervejas

Olá meus amigos! Estive esse tempo meio ausente do blog, porque, assim como vocês, eu estava procurando onde passar o ano novo. Primeiramente feliz ano novo a todos vocês, que seja um ano de muita paz, saúde e sucesso.

Curiosidade: Aqui na Argentina a festa de ano novo não é comemorada como no Brasil, onde existem grandes festas e uma expectativa muito grande acerca da virada de ano. É uma espécie de Natal, onde se celebra com os familiares e muita comida. Existem alguns locais para se apreciar a queima de fogos de artificios mais elaborados pela cidade como em Puerto Madero e no Observatório.
As festas de Ano Novo que existem pela cidade começam depois da meia-noite e estão concentradas em Puerto Madero e em Palermo (bairros da cidade). Para os padrões de festas argentinos os "Boliches" (Em um bom português: Boates) cobram um valor um pouco acima do normal. Na região de Palermo por exemplo a entrada em uma Boliche custa em torno de $60,00 (cerca de R$30,00). Na região de Puerto Madero as festas podem custar até $240,00 a entrada. Passei o ano novo com o JP e a Jacque, outros dois roraimenses! Fomos à um bar em Palermo Hollywood chamado "Unico". Considerado por alguns como um dos top 10 bares da Capital Federal.

Como me foi solicitado vou escrever hoje sobre o que eu já descobri por aqui quanto as festas e quanto as cervejas. Em breve publicarei mais sobre o nightlife de Buenos Aires.
Existe uma variedade muito grande de cervejas aqui, é possível encontrar diversas marcas de cerveja em qualquer quiosque de rua. O preço médio das cervejas de 975 ml é $10,00, caso você tenha o casco o preço é $6,00. Os supermercados e alguns quiosques sempre tem uma adega de vinhos com uma variedade incrível e preços baixos, em breve teremos o post "Controle de Qualidade: Vinhos".

A cerveja preferida dos argentinos é, sem dúvidas, a Quilmes. Uma cerveja muito boa, de gosto leve e não muito carregada em gás. Existem algumas variações da Quilmes, eu recomendo a Quilmes Cristal, que é a padrão.  Recomendo fortemente a Quilmes! Além disso todos os ano existe o Quilmes Rock Festival, que este ano terá como atração principal o Foo Fighters!






Caso queira uma cerveja em estilo Brahma Fresh, existe a Quilmes Bajo Cero, bem mais leve e suave, e com um teor alcoólico menor.




A Schneider é uma cerveja nacional. Tem um gosto bem particular também, não que gosto particular signifique ruim, pelo contrário é uma cerveja boa, mas acho que para consumo em grandes quantidades se torna meio enjoativa, apesar de ser uma cerveja popular e apreciada pelos argentinos.



Uma cerveja que vem competindo pela preferencia dos argentinos é a Isenbeck. Cerveja de produção nacional, eu considerei uma espécie de Nova Schin, não gostei muito, mas talvez vocês gostem, experimentem!



Muito provavelmente a cerveja em segundo lugar na preferência dos argentinos é a Budweiser. Podem comprar, aprovada!





Os argentinos gostam muito de beber Stella Artois, é uma cerveja popular por aqui. O gosto da Stella não se diferencia muito do gosto da Stella que é vendida no Brasil. Encontrei esses dias no supermercado essa edição da Stella Artois que é feita especialmente para o Ano Novo. Achei a garafa muito legal, mas não tive coragem de comprar porque estava um pouco cara. Mas por essa semana eu compro uma porque com certeza estará mais barata depois das festas de fim de ano.
                                                 
                                                   


Outra cerveja muito boa é a Estrella Galicia, apesar de ser de origem espanhola e não argentina ela é muito bem aceita pela população cervejera de Buenos Aires . Recomendo!



A Cerveja Corona é de origem mexicana, mas também é uma das mais populares da cidade. A Corona é um pouco mais forte e possui um sabor próprio. Recomendo!



A Beck's é uma cerveja alemã, um pouco mais cara que as outras cervejas, mas de uma qualidade bem melhor. Se destaca pelo fato de ser uma cerveja forte, assim como quase todas as cervejas da Alemanha. Muito boa, recomendo! 




Esses dias encontrei  e provei a Brahma Lime, pra quem gosta de colocar uma limonada na cerveja aí vai a dica. Eu particularmente achei que se perdeu todo o gosto autêntico de uma Brahma.


Bom, por enquanto é isso, vou procurar experimentar outras cervejas e depois eu faço o post Controle de Qualidade: Cervejas II. Por favor, mandem idéias, críticas ou sugestões nos comentários para que eu possa tornar o blog mais interessante para vocês. Um abraço!

3 comentários:

  1. Salve, salve, Hélio.

    Parabéns pelo post.

    Pelo que vi essas cervejas são, digamos assim, populares.

    Com relação a cervejas artesanais e menos difundidas, encontrou algo interessante? Vi várias sendo comercializadas em supermercados mesmo.

    Luiz Riva

    Abraço!

    ResponderExcluir
  2. Sim, existem várias. Por exemplo um Pub bem famoso aqui é o "KilKenny" que tem uma produção própria de cervejas. Vou procurar mais um pouco sobre isso e em breve postarei novidades. Abraço!

    ResponderExcluir
  3. Helinho, tudo bem? Você recebeu minha mensagem?

    Sério que você passou o ano novo com a Jacque? Que legal!! Manda um beijo pra ela! Tô totalmente sem contato! :/

    Uma dúvida: o que é "casco"?

    Muito legal o post, preciso provar essas boas cervejas! hahaha

    Saudades Helinho! Beijoss

    ResponderExcluir