terça-feira, 27 de dezembro de 2011

Balanço da Primeira Semana

Eai galera, como foram de Natal? E os preparativos para o Ano Novo? Espero que todos estejam bem e tenham compartilhado bons momentos com suas respectivas familias. Preparem seus fígados para o Ano Novo! Vamos ao post!

Durante essa semana, além de aprender um pouco sobre o lifestyle argentino. Ainda não me adaptei quanto aos cumprimentos entre os argentinos, para quem não sabe, aqui os homens se cumprimentam dando um beijo no rosto. Isso é direto, se abraçam, se beijam, é uma festa só quando um vê o outro, enfim, devo me acostumar a isso e também a falar "xô", que no verdadeiro espanhol se falaria "Yo" e outras cositas más.

Aprendi também que a burocracia aqui é bem semelhante a brasileira. Ontem fui à Embaixada do Brasil aqui em Buenos Aires, que por sinal fica bem próxima a Embaixada da França, a qual é uma coisa linda de se ver, inclusive é ponto turístico da cidade. Lá na Embaixada peguei algumas informações quanto ao trâmite de migração.

Caso você seja brasileiro ou pertencente a algum dos países que fazem parte do Mercosul e pretende ter residencia provisória ou permanente, aí vão algumas informações (desconsiderando toda a papelada que for exigida pela sua Universidade, ou a papelada clássica para trâmites de migração que você deve trazer consigo desde o seu país de origem, caso não saiba qual a documentação necessária clique aqui):

1) Primeira coisa a se fazer: Reservar um horário no Registro Nacional de Reincidencia, isso seria o equivalente a nossa Polícia Federal. Deve-se pedir os antecedentes criminais para que possa progredir ao próximo passo.

2) Depois que você tiver me mãos os seus antecedentes criminais, tanto do Brasil quanto da Argentina, dar-se início a retirada do DNI, o que seria o semelhante ao nosso RG. Agende um horário pelo site http://www.migraciones.gov.ar/accesible/ levando a documentação que é pedida. Já ouvi uns relatos de outros brasileiros que moram aqui que este documento pode demorar até 2 anos para chegar. No entanto, sera disponibilizado o número que você poderá usar até que o definitivo chegue em suas mãos.

3) Caso deseje trabalhar aqui na Argentina é necessário retirar um documento chamado CUIL, o que seria o semelhante a nossa Carteira de Trabalho. Siga o mesmo protocolo e agende um horário através do site http://www.anses.gov.ar/ . Esse documento é bem mais simples e sai em um prazo máximo de um mês.

Das dicas úteis:

1) Muitíssimo cuidado ao andar de trem, ônibus ou metrô. Apesar da cidade inteira estar bem policiada, ainda existem casos de roubos dentro dos transportes públicos. Sempre tenha muita atenção a sua bolsa, nunca pendure em cadeiras de restaurantes ou cafés. Sempre fique de olho em qualquer pessoa ou movimentação duvidosa. Hoje quando estava voltando no trem de Martinez a Buenos Aires tinha uma menina com a cara pra fora da janela, o que por sinal é proibido no entanto muito comum. Daí que tinham uns 3 muleques dentro do trem, eles desceram em uma parada e quando o trem fechou as portas e começou a sair do lugar, um deles veio até a janela e puxou os óculos de sol da garota. Até agora estou indignado com esses fdps.Mas não deixe que isso faça você desistir de andar nos transportes públicos, basta ter cuidado e estar sempre atento a tudo e a todos, assim como em toda cidade grande.

2) É possível fazer vários passeios turísticos por si só. Existem vários passeios com guias pela cidade, os passeios são ótimos e os guias falam tanto em espanhol, quanto inglês quanto em português. Faça o seguinte: Pegue o passeio pela cidade, que será em um daqueles ônibus grandes abertos, estilo ônibus ingleses de dois andares. Assim você conhecerá a cidade, marque os pontos que achar mais interessantes em um mapa, como bairros, bares, museus, ou qualquer outra coisa que lhe chame a atenção. Depois veja no mapa uma possível rota de metrô, trem ou ônibus e desfrute o lugar a sua maneira.

É isso. Um abraço a todos.

4 comentários:

  1. Poxa Helio, estamos aguardando informacoes sobre sobre o submundo portenho, os points da night, os shows de tango e cabaret, as casas de cumbia e assim por diante. Abracao

    ResponderExcluir
  2. http://i.imgur.com/XyvL6.jpg hahaha.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Legal Hélio! Espero notícias sobre suas incursões gastronômicas!
    E o Reveillon, em NY o povo vê a bola descer, no Brasil, tem os fogos de copacabana, e em Buenos Aires? qual é tradição?
    beijos!

    ResponderExcluir
  4. HELIO, estoy orgullosa de ti. Veo que estas aprovechando para conocer el lugar, mientras esperas el inicio del curso de gastronomia. Conozca personas mayores y aprenderas mucho de la cultura y conocerás mucho de la constumbre de la gente y seguro será mucho mas facil para que comprendas el pensamiento de las personas y tendás mucho más respecto por ellos y por la historia del pais y estarás más apasionado por todos.

    ResponderExcluir