terça-feira, 27 de dezembro de 2011

Balanço da Primeira Semana

Eai galera, como foram de Natal? E os preparativos para o Ano Novo? Espero que todos estejam bem e tenham compartilhado bons momentos com suas respectivas familias. Preparem seus fígados para o Ano Novo! Vamos ao post!

Durante essa semana, além de aprender um pouco sobre o lifestyle argentino. Ainda não me adaptei quanto aos cumprimentos entre os argentinos, para quem não sabe, aqui os homens se cumprimentam dando um beijo no rosto. Isso é direto, se abraçam, se beijam, é uma festa só quando um vê o outro, enfim, devo me acostumar a isso e também a falar "xô", que no verdadeiro espanhol se falaria "Yo" e outras cositas más.

Aprendi também que a burocracia aqui é bem semelhante a brasileira. Ontem fui à Embaixada do Brasil aqui em Buenos Aires, que por sinal fica bem próxima a Embaixada da França, a qual é uma coisa linda de se ver, inclusive é ponto turístico da cidade. Lá na Embaixada peguei algumas informações quanto ao trâmite de migração.

Caso você seja brasileiro ou pertencente a algum dos países que fazem parte do Mercosul e pretende ter residencia provisória ou permanente, aí vão algumas informações (desconsiderando toda a papelada que for exigida pela sua Universidade, ou a papelada clássica para trâmites de migração que você deve trazer consigo desde o seu país de origem, caso não saiba qual a documentação necessária clique aqui):

1) Primeira coisa a se fazer: Reservar um horário no Registro Nacional de Reincidencia, isso seria o equivalente a nossa Polícia Federal. Deve-se pedir os antecedentes criminais para que possa progredir ao próximo passo.

2) Depois que você tiver me mãos os seus antecedentes criminais, tanto do Brasil quanto da Argentina, dar-se início a retirada do DNI, o que seria o semelhante ao nosso RG. Agende um horário pelo site http://www.migraciones.gov.ar/accesible/ levando a documentação que é pedida. Já ouvi uns relatos de outros brasileiros que moram aqui que este documento pode demorar até 2 anos para chegar. No entanto, sera disponibilizado o número que você poderá usar até que o definitivo chegue em suas mãos.

3) Caso deseje trabalhar aqui na Argentina é necessário retirar um documento chamado CUIL, o que seria o semelhante a nossa Carteira de Trabalho. Siga o mesmo protocolo e agende um horário através do site http://www.anses.gov.ar/ . Esse documento é bem mais simples e sai em um prazo máximo de um mês.

Das dicas úteis:

1) Muitíssimo cuidado ao andar de trem, ônibus ou metrô. Apesar da cidade inteira estar bem policiada, ainda existem casos de roubos dentro dos transportes públicos. Sempre tenha muita atenção a sua bolsa, nunca pendure em cadeiras de restaurantes ou cafés. Sempre fique de olho em qualquer pessoa ou movimentação duvidosa. Hoje quando estava voltando no trem de Martinez a Buenos Aires tinha uma menina com a cara pra fora da janela, o que por sinal é proibido no entanto muito comum. Daí que tinham uns 3 muleques dentro do trem, eles desceram em uma parada e quando o trem fechou as portas e começou a sair do lugar, um deles veio até a janela e puxou os óculos de sol da garota. Até agora estou indignado com esses fdps.Mas não deixe que isso faça você desistir de andar nos transportes públicos, basta ter cuidado e estar sempre atento a tudo e a todos, assim como em toda cidade grande.

2) É possível fazer vários passeios turísticos por si só. Existem vários passeios com guias pela cidade, os passeios são ótimos e os guias falam tanto em espanhol, quanto inglês quanto em português. Faça o seguinte: Pegue o passeio pela cidade, que será em um daqueles ônibus grandes abertos, estilo ônibus ingleses de dois andares. Assim você conhecerá a cidade, marque os pontos que achar mais interessantes em um mapa, como bairros, bares, museus, ou qualquer outra coisa que lhe chame a atenção. Depois veja no mapa uma possível rota de metrô, trem ou ônibus e desfrute o lugar a sua maneira.

É isso. Um abraço a todos.

domingo, 25 de dezembro de 2011

Feliz Natal

Bom, esse post vai ser pequeno porque tenho certeza que pouca gente irá ler, afinal hoje é Natal e todos estão celebrando com suas famílias e amigos.
Assim como os brasileiros, os argentinos celebram o Natal a meia noite. Curioso o fato porquê passei o meu natal com um escocês, um inglês, um canadense e uma suiça, e todos eles me falaram que em seus respectivos países o Natal é celebrado apenas no dia 25 e que não há um countdown do dia 24 para o dia 25.
Não houve perú de Natal na minha ceia, só mesmo um bife de chorizo, e as várias cortesias do restaurante, como Champanhe, panetone e nozes. Hoje pela manhã a rua estava lotada de turistas, só turistas porque de resto não tinha mais nada nem ninguém na rua. Acho que é isso, sem muito o que escrever hoje.

Feliz Natal a todos! Feliz Navidad! Merry Christmas! 

sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

Pré Vespéra de Natal

O clima de Buenos Aires é uma loucura. Ontem estava fazendo um calor de uns 31ºC hoje a temperatura caiu pra uns 15ºC, sendo que aqui venta muito, então a sensação térmica sempre dá a impressão de que está um pouco mais frio. Conheci um argentino aqui no hostel que me disse que terão dias que vai amanhecer 5ºC, durante o dia terá um pico de 26ºC e a noite 10ºC. Resfriado na certa!



Bom, deixando as curiosidades climáticas a parte, vamos ao post!
A cidade está em clima de Natal, todas as pessoas estão amáveis, as lojas estão lotadas e cheias de turistas de todas as partes do mundo, é comum andar pela rua e escutar alguem falando em inglês, alemão, chinês, holandês, e claro a maioria falando português. A cidade está pouco enfeitada, só mesmo a Calle Florida, principal rua do comércio daqui, conta com alguns adereços natalinos. Fui a um shopping chamado "Galeria Pacifico" O shopping está muito lindo e tinha um casal cantando em dueto várias músicas natalinas clássicas, além de alguns clássicos da Disney. Confesso pra vocês que senti saudades de casa, senti muitas saudades da minha mãe. Aliás, te amo mãe!
Das dicas úteis:
1) Existem várias pessoas nas ruas distribuindo panfletos, NÃO pegue. Até mesmo os argentinos são chatos com isso, então seja chato também.
2) Os gerentes da agência do Banco do Brasil daqui são ótimas pessoas, qualquer dúvida contacte-os.
3) Aluguel aqui é muito caro, então prepare seu bolso caso esteja pensando em morar por aqui. De resto, o custo de vida é quase semelhante ao do Brasil. Não sei se porque estamos em época de Natal e está tudo inflacionado, ou se é assim mesmo. Descobrirei em breve.
4) Se você está vindo a Buenos Aires para passear e foi ludribiado com a velha historinha de que isso aqui é a "Europa da América do Sul" pode começar a pensar em outro destino. Todas as pessoas que eu conversei esses dias que já vieram a Buenos Aires nos últimos 15 anos me falaram que hoje em dia a cidade está igual São Paulo, não tem nada de belle époque europeia. A cidade está suja e com muitos comércios por toda a parte. E mais uma coisa, se você pensa em vir fazer compras por aqui achando que as coisas serão bem mais baratas que o Brasil, a diferença de preço não está tão grande, mas repito a vocês que ainda não sei se isso é por causa da época de Natal.

É isso, boa véspera de Natal a todos!






quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

Martinez

Essa época do ano Buenos Aires está calor, uma média de 31º C. Nada que seja muito calor, aqui o clima sempre está nublado.
Das aventuras e desventuras do dia. Como aqui é raridade encontrar comida que não seja sanduíche, pizza e coisas de panificadora em geral, eu já estou sentindo falta do meu bendito e amado feijão, arroz e bife.Bom, tristezas a parte, hoje fui à cidade de Martinez, que aliás por eles não é considerada como uma cidade, mas como um Bairro, o que não faz muito sentido pois está fora da área da Capital Federal, eles consideram como dentro da área da Grande Buenos Aires (GBA) área do Barrio Norte.
Peguei um ônibus da rota 106, mas também poderia ter pego o 150, (uma dica importante: os ônibus possuem um cobrador automatizado que só aceita moedas, portanto troque seu dinheiro por moedas antes) e me dirigi até a estação de trem (Retiro), a qual tem uma arquitetura bem particular de estilo antigo (Fiquem atentos, pois não sou nenhum especialista em arquitetura). Lá já peguei logo o cartão que serve tanto para o metrô, quanto para o ônibus, quanto para o trem, as quais são muito baratas e te levam para qualquer lugar da cidade.

 Martinez: Cidade/Bairro sensacional! Acho que lá é a Copacabana (sem praia) dos argentinos. A cidade tem uma arquitetura totalmente européia, vários Cafés pela rua, muita gente mais velha andando pela cidade. É uma cidade pequena, mas me encantou bastante, não sei se conseguirei morar lá pois o aluguel é um pouco mais caro que morar aqui na Capital Federal.

IAG: O prédio do Instituto é uma coisa fantástica, lindo demais! Por dentro é um Instituto de Gastronomia de primeiro mundo. As atendentes foram super solicitas, assim como a maioria dos argentinos, me mostraram o lugar e como é o esquema das aulas. Vou falar pra vocês que o pouquinho de dúvida que ainda me restava se foi naquele momento, estou mais que decidido a fazer o curso.



Clarín (O jornal mais lindo que eu já vi, esta edição teve 67 páginas e me custou $5,50)


Passagem de Ônibus

Estação Retiro (Buenos Aires, Capital Federal)

Cartão SUBE

Parkimetro na cidade/bairro Martinez

Rua de Martinez


Agora me encontro procurando um apartamento para alugar, na correria total! Aliás, aluguel de apartamentos e casas aqui em Buenos Aires são bem caros. Vale a pena investir no mercado imobiliário aqui.

quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

Conhecendo a cidade

Eai amigos, tudo bom? Não sei se vou conseguir manter o blog atualizado diariamente, mas prometo que farei um esforço. Vamos ao post!
Ontem teve uma manifestação na praça do Obelisco, pelo o que conversei com os argentinosas manifestações são comuns, e é comum a tropa de choque, cavalaria e 500 policiais sentarem o cacete na galera! Ontem teve de gás lacrimogênio, gás de pimenta e a galera apanhando, quem quiser saber o porquê click aqui.

A vida em Buenos Aires começa as 10:00, ou seja se você precisa ir a bancos, escolas, e qualquer outra coisa não adianta sair cedo de casa. Assim como a vida noturna que só começa depois das 1:30.
Se você é brasileiro, tem conta no Banco do Brasil, habilite seu cartão para uso no exterior, caso não tenha habilitado no Brasil, sso pode ser feito aqui mesmo através de um terminal de auto-atendimento. Aqui o mapa do Banco do Brasil. Caso seja cliente do Itaú, existe uma agência gigante bem próxima ao Obelisco.

Primeira dica útil:Vá a um dos vários pontos de "Informaciones a Turistas" e pegue um mapa da cidade, isso vai salvar a sua vida por várias vezes.
Segunda dica útil: Veja se seus aparelhos eletro/eletrônicos são bivolt. Ontem estraguei o meu ferro de passar roupa pois não me atentei a isso.
Terceira dica útil: Compre tudo o que necessitas no Carrefour ou na rede de supermercados e não nas milhares de banquinhas que estão espalhadas pela cidade. Nos supermercados sai muito mais barato pois o governo da Argentina paga uma parte do preço dos produtos.

Av. Reconquista

Av. Corrientes

Sede do IAG
Os argentinos que conheci e pedi informação pela rua hoje foram super solicitos, a cidade é muito bonita e muito grande! Até o próximo post. Abraços.

terça-feira, 20 de dezembro de 2011

Que comece!

Eai galera! A proposta do blog é bem simples: Contar os dilemas de um jovem brasileiro de 21 anos, formado em Relações Internacionais e aspirante a Chef de cozinha no Instituto Argentino de Gastronomia , a rotina, os problemas, quem sabe algumas receitas, e bem provavelmente alguns devaneios aparecerão.
Dia 1: Chegada ao Aeroporto Aeroparque as 15:40, horário local. Todos as pessoas, blogs, informações de sites oficiais da Argentina falaram pra pegar apenas taxis credenciados. Ok, peguei um desses e a minha fratura, sim, isso foi uma FRATURA e não uma fatura, foi de $95 pesos argentinos, como o cambio está meio ruim, digamos que custou cerca de R$ 45,00 pra me trazer até o Suite Hostel, que fica localizado próximo ao Obelisco. Quanto ao Hostel, por enquanto todas as criticas positivas possíveis, ótimo lugar por um bom preço.
No geral, estou exausto da viagem. Por enquanto ainda não formei uma opinião a respeito dos argentinos, ao longo do tempo compartilharei as experiências aqui com vocês.
Um abraço a todos,y sean Bienvenidos a Buenos Aires!