sábado, 22 de setembro de 2012

A l'italiano


Salve, salve galera! Desculpem todo o tempo que fiquei sem atualizar o blog. Tentarei reativar o blog e manterei atualiado sempre que puder, com uma maior freqüência, claro.  Abraços a todos e aproveitem o post!

Novidades:

IAG
Agora já estou na segunda metade da carreira do curso de Profissional Gastronômico, já aprovei matérias como: “Pastas y salsas” “Seguridad y higiene de los alimentos” “Materias Primas” “Panaderia I” “Pasteleria I” “Cocina Fria” “Cocina I”. Graças a Deus aprovado em todas sem precisar fazer exames de recuperação! Agora as matérias estão um pouco mais elaboradas e a exigência dos professores é muito maior!

Buenos Aires:
Nesses 9 meses que vivo aqui na terra dos hermanos já me desiludi de muitas coisas da cidade que eu tinha encontrado quando cheguei aqui. A inflação está descontrolada, se você é adepto do índice Coca-Cola ou índice MacDonalds, aí vão os preços (colocaremos o câmbio oficial como 1US$ = 4,30 Pesos):
Coca-Cola de 2 litros (se você tiver a garrafa que é retornável) = 10,00.
Coca-Cola de 2 litros sem a garrafa retornável = 17,00.
Combo (Trio) BigMac = 27,00.
Pra você que pensa em viver aqui em Buenos Aires saiba que aluguel é caríssimo, ademais de ser muito difícil que aceitem você estrangeiro como inquilino, te pedirão meses de adiantamento, que você pague em dólares, que você tenha uma pessoa que possua casa própria e que possa ser sua referência em caso que você não pague o aluguel. Não estou dizendo que em 100% dos casos é assim, mas no mínimo 80% dos casos sim te exigirão as condições já citadas. O bom é que tem muita gente disposta a dividir apartamento, então se você buscar certamente encontrará! Em um próximo post escrevo só sobre condições de aluguel.


Vamos ao prato!


Pappardelle ao molho Mornay e Bolognesa

Caros leitores, lembrem-se que antes de cozinhar lave bem as mãos. Lave todos os vegetais e frutas que serão usados nas receitas. 

Hoje todos vão aprender a fazer massa de macarrão em casa! :)


Massa Caseira:

Ingredientes:

Ovos
Azeite de Oliva
Agua
Sal
Farinha de Trigo

Modo de preparo:

Em um bol (vasilha ou recipiente) coloque os ovos ( a proporção é de um ovo por pessoa). Mescle em um copo água e sal. Para cada ovo colocado no bol ponha duas colheradas de água e sal. Coloque um pouco de azeite de oliva. Vá agregando farinha de trigo, quando já não se puder trabalhar no bol passe a massa para uma mesa ou bancada já com um pouco de trigo para que a massa não fique grudada. Vá agregando aos poucos trigo até que você consiga apertar (furando) a massa com os dedos e ela não grude. Envolva a massa em papel film e guarde na geladeira por mais ou menos 20 minutos.
Enquanto isso não perca tempo e vá fazendo os molhos!
Passados os 20 minutos, tire a massa da geladeira e estire-a, lembre-se sempre de colocar trigo na mesa. Uma vez estirada, dê uma volta dupla, colocando trigo entre as voltas, corte no tamanho de 1,5cm aproximadamente. Parabens  agora você tem Parppadelles!

Molho Mornay:

Bom, primeiro ensinarei vocês como se faz um molho branco, conhecido no mundo gourmet como Bechamel. Quando a Bechamel estiver pronta agregue uma gema e queijo, Pronto agora você tem uma Mornay para acompanhar seus Parppadelles!

Molho Bechamel:

Ingredientes:

500 ml    Leite 
1/2         Cebola
2            Folha de Louro
1            Cravo da índia
5 g         Noz moscada
Sal
Pimenta Negra moída.

Roux: (Partes iguais de Manteiga e Trigo)
30g          Manteiga
30g          Trigo

Modo de preparo:

Coloque para ferver em uma panela o leite com a metade de uma cebola, folha de louro, Cravo da India, noz moscada, sal e pimenta. Quando ferver , tire a panela do fogo, tire a cebola, cravo e folha de louro da preparação.
Por outro lado vamos fazer um Roux:
Em uma frigideira/panela ou o que você tenha aí na sua casa, coloque manteiga, deixe-a derreter, quando derretida coloque o trigo e mescle com um bate ovos. Siga mexendo, deixe no fogo por mais ou menos 1 minuto para que o molho não tenha gosto de trigo cru.
Coloque o Roux na infusão de leite até que você perceba que o molho já está com a consistência desejada. Felcidades, agora você sabe fazer molho branco!

Molho Bolognesa:

Ingredientes:

250g      Carne moída
150g      Bacon
100g      Linguiça caseiras ou de feira
5            Tomates
30g        Extrato de tomate
60ml      Vinho tinto
1            Alho
Manjericão
Sal
Pimenta

Modo de preparo:

Em uma frigideira quente coloque o bacon cortado em bastões (não coloque óleo na frigideira, o bacon já tem óleo demais!), quando frito reserve-o em um recipiente, na mesma panela coloque a carne moída, repita o processo do bacon. Nessa mesma frigideira coloque a lingüiça caseira sem pele e esmiuçada, repita outra vez o processo.  Rale os tomates ou se estiver com preguiça ponha no liquidificador e faça como um extrato de tomates. Coloque os tomates na frigideira, ponha o extrato de tomate, agregue sal e pimenta, agregue a carne, salsicha e bacon, deixe cozinhar por uns 4 minutos, coloque um dente de alho (inteiro sem casca e aperte-o contra a mesa para que se quebre um pouco.) coloque o vinho, deixe evaporar todo cheiro de álcool, agregue água e deixe que reduza. Quando já quase pronto coloque o manjericão (corte as folhas com as mãos mesmo, assim exalam mais). Pronto, é hora de comer!

Se você quiser pode ainda misturar os dois molhos, que SIM fica muito bom!

Bom apetite!

A la Bolognesa

A la Mornay

Pra quem ainda não me conhece:


Colaboração de Adriano Muñoz.



 As receitas aqui apresentadas são modificadas, não respeitando totalmente as receitas originais.

sábado, 4 de fevereiro de 2012

Dicas de Turismo

Eai pessoal, tudo bom? Aqui em Buenos Aires o calor tá demais! Aproveitemos o verão e vamos tomar uma boa Quilmes gelada! Essa semana consegui resolver toda a papelada da documentação e já posso viver aqui por 2 anos tranquilamente, em uma outra oportunidade eu escrevo um post relacionado aos trâmites do processo de migração. Não to nem há dois meses aqui e já to confundindo umas palavras, principalmente na hora de escrever. Bom, deixando as curiosidades inúteis de lado, vamos ao post!

Decidi escrever pra vocês hoje um pouco sobre os passeios turísticos dentro da Capital Federal, então segue um pouco de Recoleta e Caminito. Recoleta é um bairro de Baires muito bonito e sobretudo é um riquíssimo centro cultural. A caminhada por essa região é conhecido como "Paseoleta". Nessa área você encontra o Palais de Glace, Buenos Aires Design, Centro Cultural Recoleta, Plaza de las Naciones Unidas, Museo Nacional de Art Decorativo, Museo de Arte Latinoamericano de Buenos Aires (Malba), Biblioteca Nacional e o ponto turístico mais famoso é o Cemitério da Recoleta. Os cemitérios na Argentina são lugares extremamente apreciado pelos turistas, principalmente pelo fato dos mausoléos serem grandes, com mensagens, homenagens de parentes e amigos, e sobretudo pela arquitetura que possuem. Todos esses pontos estão em um raio de 8 km, portanto precisa ter disposição pra caminhar um pouco. Vale a pena!





Entrada do Cemitério da Recoleta


Mausóleo do Cemitério da Recoleta 




Mausóleo do Cemitério da Recoleta



Mausóleo do Cemitério da Recoleta



Biblioteca Nacional


Centro Cultural Recoleta

Faculdade de Direito e Ciências Sociais


MALBA


Museo Nacional de Arte Decorativa

Museo de Arte Moderna 

Palais de Glace

Plaza de las Naciones Unidas

Monumento em homenagem a Torcuato de Alvear


Outro passeio também fundamental em Buenos Aires é ir ao Caminito, no bairro La Boca. Essa parte é famosa por ter diversos restaurantes e lojas, além de shows de Tango e danza Gaucha. Ir ao Caminito é imprescindível para quem quer comprar os souvenirs. Seguem algumas fotos!










Todos conhecem o Tango como a dança típica de Buenos Aires, mas a Danza Gaucha é uma cultura fortíssima também:






Pronto, um post cheio de fotos, do jeito que vocês gostam! :)
 Um beijo a todos!

sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

Festas Populares em Buenos Aires

Eai galera! Me desculpem por ter deixado o Blog abandonado por esses tempos. Além de estar sem idéias sobre o que escrever eu também estava curtindo um pouco a cidade. Tentarei voltar a ser assíduo. O clima de Buenos Aires em Janeiro, na verdade de dezembro a fevereiro é verão por essas bandas, está acima da média. Bom, para mim está tranquilo, mas para eles é como se 36ºC fosse o inferno na Terra. Deixando as curiosidades inúteis de lado, vamos ao post!

Hoje decidi falar pra vocês um pouco do que se passou durante esse mês de Janeiro.Existe um bairro na Grande Buenos Aires chamado Belgrano, esse bairro é também conhecido como "Bairro Chino", a famosa "ChinaTown" que existe em várias cidades mundo a fora. Nos dias 21 e 22 desse mês ocorreu a festa em celebração do Ano Novo Chinês. Segundo eles, estamos no ano de 4710, ano do Dragão, um ano cheio de prosperidade e felicidade a todos. Como eu estava em casa sem fazer nada, fui conferir. Ah, e como estamos na Argentina, claro que não podia faltar um Tango na comemoração do Ano Novo Chinês. Segue para vocês algumas fotos e vídeos do evento que contou com a participação de mais de 20.000 pessoas.

Dança do Dragão

Tango em pleno Ano Novo Chinês


Vídeo da Dança do Dragão. (Desculpem pela qualidade do vídeo, a bateria da câmera já tinha descarregado essa hora)


Ontem sai de casa a noite apenas para comer alguma coisa e me deparei com a Abertura Oficial do Carnaval de Buenos Aires. Portanto, mais uma vez peço desculpas a vocês pelas imagens de câmera de celular. Bom, minha perspectiva quanto ao Carnaval porteño é que não tem nada de Carnaval carioca, talvez tenha um pouco de frevo e uma batida meio de Olodum. Seguem abaixo alguns vídeos, assim vocês podem tirar suas próprias conclusões. Considerem que esta foi apenas a cerimônia de abertura do Carnaval, as escolas de samba ainda desfilarão com carros alegóricos e tudo mais.






Por enquanto é isso. Um beijo galera! Por favor, comentem sobre o blog, o que vocês querem saber, sugestões e afins.

segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

Ravioli ao Molho de Arrabbiata

Olá meus caros amigos! Dando continuidade a mais uma demanda de nossos leitores, hoje teremos uma receita! Isso mesmo, as aulas do Instituto Argentino de Gastronomia (IAG) só começam dia 05 de março, mas daqui até lá eu tenho que ir comendo alguma coisa senão morro de fome. Ando fazendo umas experiências culinárias esses dias, resolvi postar hoje uma receita bem fácil e rápida, ideal para quem vive só e tem preguiça de cozinhar ou pra alguém que esteja tentando impressionar a gatinha dizendo que sabe cozinhar.
Prometo pra vocês que não vou tornar isso daqui um programa da Ana Maria Braga, mas peço que comecem a se acostumar pois as receitas bem provavelmente sejam a essência do blog.

Vamos ao Post!

Receita: Ravioli ao Molho de Arrabbiata.



Tempo de preparo: 15-20 minutos.
Dificuldade: 2 (em uma escala de 10)
Louças sujas: 2 (em uma escala de 10)
Chance de congestão: Nenhuma, comida leve com temperos tradicionais.
Bebida para acompanhamento: Vinho Tinto Suave


Ingredientes:
- 5 Tomatinhos vermelhos
- Ravioli de Frango com Espinafre (ou qualquer outro sabor de sua preferência)
- Molho Arrabbiata (extrato de tomate com tomates, alho, pimentão e tomilho).
- 6-8 Azeitonas.
- Queijo Parmesão ralado
- Azeite
- Sal

Modo de Preparo:
Coloque a água para ferver com um pouco de sal. Espere até ela esteja quase fervendo e adicione os Raviolis. Deixe-os cozinharem por cerca de 15 minutos. Em seguida tire a panela do fogo e aguarde cerca de 1 minuto antes de escoá-lo. Enquanto o Ravioli cozinha você pode ir fazendo o molho.

Molho: Em uma panela coloque um fio de azeite, em seguida coloque as azeitonas e tomatinhos (cortados e sem sementes), deixe em fogo médio/baixo, mexa até que o tomate comece a se desfazer. Adicione o molho Arrabbiata, coloque uma pequena quantidade de água e misture aos tomates e as azeitonas. Deixe no fogo por cerca de um minuto e meio.

Molho e Raviolis prontos é hora de colocá-los no prato. Em seguida adicione Queijo Parmesão ralado e azeite.




Buen Provecho!

segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

Controle de Qualidade: Cervejas

Olá meus amigos! Estive esse tempo meio ausente do blog, porque, assim como vocês, eu estava procurando onde passar o ano novo. Primeiramente feliz ano novo a todos vocês, que seja um ano de muita paz, saúde e sucesso.

Curiosidade: Aqui na Argentina a festa de ano novo não é comemorada como no Brasil, onde existem grandes festas e uma expectativa muito grande acerca da virada de ano. É uma espécie de Natal, onde se celebra com os familiares e muita comida. Existem alguns locais para se apreciar a queima de fogos de artificios mais elaborados pela cidade como em Puerto Madero e no Observatório.
As festas de Ano Novo que existem pela cidade começam depois da meia-noite e estão concentradas em Puerto Madero e em Palermo (bairros da cidade). Para os padrões de festas argentinos os "Boliches" (Em um bom português: Boates) cobram um valor um pouco acima do normal. Na região de Palermo por exemplo a entrada em uma Boliche custa em torno de $60,00 (cerca de R$30,00). Na região de Puerto Madero as festas podem custar até $240,00 a entrada. Passei o ano novo com o JP e a Jacque, outros dois roraimenses! Fomos à um bar em Palermo Hollywood chamado "Unico". Considerado por alguns como um dos top 10 bares da Capital Federal.

Como me foi solicitado vou escrever hoje sobre o que eu já descobri por aqui quanto as festas e quanto as cervejas. Em breve publicarei mais sobre o nightlife de Buenos Aires.
Existe uma variedade muito grande de cervejas aqui, é possível encontrar diversas marcas de cerveja em qualquer quiosque de rua. O preço médio das cervejas de 975 ml é $10,00, caso você tenha o casco o preço é $6,00. Os supermercados e alguns quiosques sempre tem uma adega de vinhos com uma variedade incrível e preços baixos, em breve teremos o post "Controle de Qualidade: Vinhos".

A cerveja preferida dos argentinos é, sem dúvidas, a Quilmes. Uma cerveja muito boa, de gosto leve e não muito carregada em gás. Existem algumas variações da Quilmes, eu recomendo a Quilmes Cristal, que é a padrão.  Recomendo fortemente a Quilmes! Além disso todos os ano existe o Quilmes Rock Festival, que este ano terá como atração principal o Foo Fighters!






Caso queira uma cerveja em estilo Brahma Fresh, existe a Quilmes Bajo Cero, bem mais leve e suave, e com um teor alcoólico menor.




A Schneider é uma cerveja nacional. Tem um gosto bem particular também, não que gosto particular signifique ruim, pelo contrário é uma cerveja boa, mas acho que para consumo em grandes quantidades se torna meio enjoativa, apesar de ser uma cerveja popular e apreciada pelos argentinos.



Uma cerveja que vem competindo pela preferencia dos argentinos é a Isenbeck. Cerveja de produção nacional, eu considerei uma espécie de Nova Schin, não gostei muito, mas talvez vocês gostem, experimentem!



Muito provavelmente a cerveja em segundo lugar na preferência dos argentinos é a Budweiser. Podem comprar, aprovada!





Os argentinos gostam muito de beber Stella Artois, é uma cerveja popular por aqui. O gosto da Stella não se diferencia muito do gosto da Stella que é vendida no Brasil. Encontrei esses dias no supermercado essa edição da Stella Artois que é feita especialmente para o Ano Novo. Achei a garafa muito legal, mas não tive coragem de comprar porque estava um pouco cara. Mas por essa semana eu compro uma porque com certeza estará mais barata depois das festas de fim de ano.
                                                 
                                                   


Outra cerveja muito boa é a Estrella Galicia, apesar de ser de origem espanhola e não argentina ela é muito bem aceita pela população cervejera de Buenos Aires . Recomendo!



A Cerveja Corona é de origem mexicana, mas também é uma das mais populares da cidade. A Corona é um pouco mais forte e possui um sabor próprio. Recomendo!



A Beck's é uma cerveja alemã, um pouco mais cara que as outras cervejas, mas de uma qualidade bem melhor. Se destaca pelo fato de ser uma cerveja forte, assim como quase todas as cervejas da Alemanha. Muito boa, recomendo! 




Esses dias encontrei  e provei a Brahma Lime, pra quem gosta de colocar uma limonada na cerveja aí vai a dica. Eu particularmente achei que se perdeu todo o gosto autêntico de uma Brahma.


Bom, por enquanto é isso, vou procurar experimentar outras cervejas e depois eu faço o post Controle de Qualidade: Cervejas II. Por favor, mandem idéias, críticas ou sugestões nos comentários para que eu possa tornar o blog mais interessante para vocês. Um abraço!