sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

Festas Populares em Buenos Aires

Eai galera! Me desculpem por ter deixado o Blog abandonado por esses tempos. Além de estar sem idéias sobre o que escrever eu também estava curtindo um pouco a cidade. Tentarei voltar a ser assíduo. O clima de Buenos Aires em Janeiro, na verdade de dezembro a fevereiro é verão por essas bandas, está acima da média. Bom, para mim está tranquilo, mas para eles é como se 36ºC fosse o inferno na Terra. Deixando as curiosidades inúteis de lado, vamos ao post!

Hoje decidi falar pra vocês um pouco do que se passou durante esse mês de Janeiro.Existe um bairro na Grande Buenos Aires chamado Belgrano, esse bairro é também conhecido como "Bairro Chino", a famosa "ChinaTown" que existe em várias cidades mundo a fora. Nos dias 21 e 22 desse mês ocorreu a festa em celebração do Ano Novo Chinês. Segundo eles, estamos no ano de 4710, ano do Dragão, um ano cheio de prosperidade e felicidade a todos. Como eu estava em casa sem fazer nada, fui conferir. Ah, e como estamos na Argentina, claro que não podia faltar um Tango na comemoração do Ano Novo Chinês. Segue para vocês algumas fotos e vídeos do evento que contou com a participação de mais de 20.000 pessoas.

Dança do Dragão

Tango em pleno Ano Novo Chinês


Vídeo da Dança do Dragão. (Desculpem pela qualidade do vídeo, a bateria da câmera já tinha descarregado essa hora)


Ontem sai de casa a noite apenas para comer alguma coisa e me deparei com a Abertura Oficial do Carnaval de Buenos Aires. Portanto, mais uma vez peço desculpas a vocês pelas imagens de câmera de celular. Bom, minha perspectiva quanto ao Carnaval porteño é que não tem nada de Carnaval carioca, talvez tenha um pouco de frevo e uma batida meio de Olodum. Seguem abaixo alguns vídeos, assim vocês podem tirar suas próprias conclusões. Considerem que esta foi apenas a cerimônia de abertura do Carnaval, as escolas de samba ainda desfilarão com carros alegóricos e tudo mais.






Por enquanto é isso. Um beijo galera! Por favor, comentem sobre o blog, o que vocês querem saber, sugestões e afins.

segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

Ravioli ao Molho de Arrabbiata

Olá meus caros amigos! Dando continuidade a mais uma demanda de nossos leitores, hoje teremos uma receita! Isso mesmo, as aulas do Instituto Argentino de Gastronomia (IAG) só começam dia 05 de março, mas daqui até lá eu tenho que ir comendo alguma coisa senão morro de fome. Ando fazendo umas experiências culinárias esses dias, resolvi postar hoje uma receita bem fácil e rápida, ideal para quem vive só e tem preguiça de cozinhar ou pra alguém que esteja tentando impressionar a gatinha dizendo que sabe cozinhar.
Prometo pra vocês que não vou tornar isso daqui um programa da Ana Maria Braga, mas peço que comecem a se acostumar pois as receitas bem provavelmente sejam a essência do blog.

Vamos ao Post!

Receita: Ravioli ao Molho de Arrabbiata.



Tempo de preparo: 15-20 minutos.
Dificuldade: 2 (em uma escala de 10)
Louças sujas: 2 (em uma escala de 10)
Chance de congestão: Nenhuma, comida leve com temperos tradicionais.
Bebida para acompanhamento: Vinho Tinto Suave


Ingredientes:
- 5 Tomatinhos vermelhos
- Ravioli de Frango com Espinafre (ou qualquer outro sabor de sua preferência)
- Molho Arrabbiata (extrato de tomate com tomates, alho, pimentão e tomilho).
- 6-8 Azeitonas.
- Queijo Parmesão ralado
- Azeite
- Sal

Modo de Preparo:
Coloque a água para ferver com um pouco de sal. Espere até ela esteja quase fervendo e adicione os Raviolis. Deixe-os cozinharem por cerca de 15 minutos. Em seguida tire a panela do fogo e aguarde cerca de 1 minuto antes de escoá-lo. Enquanto o Ravioli cozinha você pode ir fazendo o molho.

Molho: Em uma panela coloque um fio de azeite, em seguida coloque as azeitonas e tomatinhos (cortados e sem sementes), deixe em fogo médio/baixo, mexa até que o tomate comece a se desfazer. Adicione o molho Arrabbiata, coloque uma pequena quantidade de água e misture aos tomates e as azeitonas. Deixe no fogo por cerca de um minuto e meio.

Molho e Raviolis prontos é hora de colocá-los no prato. Em seguida adicione Queijo Parmesão ralado e azeite.




Buen Provecho!

segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

Controle de Qualidade: Cervejas

Olá meus amigos! Estive esse tempo meio ausente do blog, porque, assim como vocês, eu estava procurando onde passar o ano novo. Primeiramente feliz ano novo a todos vocês, que seja um ano de muita paz, saúde e sucesso.

Curiosidade: Aqui na Argentina a festa de ano novo não é comemorada como no Brasil, onde existem grandes festas e uma expectativa muito grande acerca da virada de ano. É uma espécie de Natal, onde se celebra com os familiares e muita comida. Existem alguns locais para se apreciar a queima de fogos de artificios mais elaborados pela cidade como em Puerto Madero e no Observatório.
As festas de Ano Novo que existem pela cidade começam depois da meia-noite e estão concentradas em Puerto Madero e em Palermo (bairros da cidade). Para os padrões de festas argentinos os "Boliches" (Em um bom português: Boates) cobram um valor um pouco acima do normal. Na região de Palermo por exemplo a entrada em uma Boliche custa em torno de $60,00 (cerca de R$30,00). Na região de Puerto Madero as festas podem custar até $240,00 a entrada. Passei o ano novo com o JP e a Jacque, outros dois roraimenses! Fomos à um bar em Palermo Hollywood chamado "Unico". Considerado por alguns como um dos top 10 bares da Capital Federal.

Como me foi solicitado vou escrever hoje sobre o que eu já descobri por aqui quanto as festas e quanto as cervejas. Em breve publicarei mais sobre o nightlife de Buenos Aires.
Existe uma variedade muito grande de cervejas aqui, é possível encontrar diversas marcas de cerveja em qualquer quiosque de rua. O preço médio das cervejas de 975 ml é $10,00, caso você tenha o casco o preço é $6,00. Os supermercados e alguns quiosques sempre tem uma adega de vinhos com uma variedade incrível e preços baixos, em breve teremos o post "Controle de Qualidade: Vinhos".

A cerveja preferida dos argentinos é, sem dúvidas, a Quilmes. Uma cerveja muito boa, de gosto leve e não muito carregada em gás. Existem algumas variações da Quilmes, eu recomendo a Quilmes Cristal, que é a padrão.  Recomendo fortemente a Quilmes! Além disso todos os ano existe o Quilmes Rock Festival, que este ano terá como atração principal o Foo Fighters!






Caso queira uma cerveja em estilo Brahma Fresh, existe a Quilmes Bajo Cero, bem mais leve e suave, e com um teor alcoólico menor.




A Schneider é uma cerveja nacional. Tem um gosto bem particular também, não que gosto particular signifique ruim, pelo contrário é uma cerveja boa, mas acho que para consumo em grandes quantidades se torna meio enjoativa, apesar de ser uma cerveja popular e apreciada pelos argentinos.



Uma cerveja que vem competindo pela preferencia dos argentinos é a Isenbeck. Cerveja de produção nacional, eu considerei uma espécie de Nova Schin, não gostei muito, mas talvez vocês gostem, experimentem!



Muito provavelmente a cerveja em segundo lugar na preferência dos argentinos é a Budweiser. Podem comprar, aprovada!





Os argentinos gostam muito de beber Stella Artois, é uma cerveja popular por aqui. O gosto da Stella não se diferencia muito do gosto da Stella que é vendida no Brasil. Encontrei esses dias no supermercado essa edição da Stella Artois que é feita especialmente para o Ano Novo. Achei a garafa muito legal, mas não tive coragem de comprar porque estava um pouco cara. Mas por essa semana eu compro uma porque com certeza estará mais barata depois das festas de fim de ano.
                                                 
                                                   


Outra cerveja muito boa é a Estrella Galicia, apesar de ser de origem espanhola e não argentina ela é muito bem aceita pela população cervejera de Buenos Aires . Recomendo!



A Cerveja Corona é de origem mexicana, mas também é uma das mais populares da cidade. A Corona é um pouco mais forte e possui um sabor próprio. Recomendo!



A Beck's é uma cerveja alemã, um pouco mais cara que as outras cervejas, mas de uma qualidade bem melhor. Se destaca pelo fato de ser uma cerveja forte, assim como quase todas as cervejas da Alemanha. Muito boa, recomendo! 




Esses dias encontrei  e provei a Brahma Lime, pra quem gosta de colocar uma limonada na cerveja aí vai a dica. Eu particularmente achei que se perdeu todo o gosto autêntico de uma Brahma.


Bom, por enquanto é isso, vou procurar experimentar outras cervejas e depois eu faço o post Controle de Qualidade: Cervejas II. Por favor, mandem idéias, críticas ou sugestões nos comentários para que eu possa tornar o blog mais interessante para vocês. Um abraço!

terça-feira, 27 de dezembro de 2011

Balanço da Primeira Semana

Eai galera, como foram de Natal? E os preparativos para o Ano Novo? Espero que todos estejam bem e tenham compartilhado bons momentos com suas respectivas familias. Preparem seus fígados para o Ano Novo! Vamos ao post!

Durante essa semana, além de aprender um pouco sobre o lifestyle argentino. Ainda não me adaptei quanto aos cumprimentos entre os argentinos, para quem não sabe, aqui os homens se cumprimentam dando um beijo no rosto. Isso é direto, se abraçam, se beijam, é uma festa só quando um vê o outro, enfim, devo me acostumar a isso e também a falar "xô", que no verdadeiro espanhol se falaria "Yo" e outras cositas más.

Aprendi também que a burocracia aqui é bem semelhante a brasileira. Ontem fui à Embaixada do Brasil aqui em Buenos Aires, que por sinal fica bem próxima a Embaixada da França, a qual é uma coisa linda de se ver, inclusive é ponto turístico da cidade. Lá na Embaixada peguei algumas informações quanto ao trâmite de migração.

Caso você seja brasileiro ou pertencente a algum dos países que fazem parte do Mercosul e pretende ter residencia provisória ou permanente, aí vão algumas informações (desconsiderando toda a papelada que for exigida pela sua Universidade, ou a papelada clássica para trâmites de migração que você deve trazer consigo desde o seu país de origem, caso não saiba qual a documentação necessária clique aqui):

1) Primeira coisa a se fazer: Reservar um horário no Registro Nacional de Reincidencia, isso seria o equivalente a nossa Polícia Federal. Deve-se pedir os antecedentes criminais para que possa progredir ao próximo passo.

2) Depois que você tiver me mãos os seus antecedentes criminais, tanto do Brasil quanto da Argentina, dar-se início a retirada do DNI, o que seria o semelhante ao nosso RG. Agende um horário pelo site http://www.migraciones.gov.ar/accesible/ levando a documentação que é pedida. Já ouvi uns relatos de outros brasileiros que moram aqui que este documento pode demorar até 2 anos para chegar. No entanto, sera disponibilizado o número que você poderá usar até que o definitivo chegue em suas mãos.

3) Caso deseje trabalhar aqui na Argentina é necessário retirar um documento chamado CUIL, o que seria o semelhante a nossa Carteira de Trabalho. Siga o mesmo protocolo e agende um horário através do site http://www.anses.gov.ar/ . Esse documento é bem mais simples e sai em um prazo máximo de um mês.

Das dicas úteis:

1) Muitíssimo cuidado ao andar de trem, ônibus ou metrô. Apesar da cidade inteira estar bem policiada, ainda existem casos de roubos dentro dos transportes públicos. Sempre tenha muita atenção a sua bolsa, nunca pendure em cadeiras de restaurantes ou cafés. Sempre fique de olho em qualquer pessoa ou movimentação duvidosa. Hoje quando estava voltando no trem de Martinez a Buenos Aires tinha uma menina com a cara pra fora da janela, o que por sinal é proibido no entanto muito comum. Daí que tinham uns 3 muleques dentro do trem, eles desceram em uma parada e quando o trem fechou as portas e começou a sair do lugar, um deles veio até a janela e puxou os óculos de sol da garota. Até agora estou indignado com esses fdps.Mas não deixe que isso faça você desistir de andar nos transportes públicos, basta ter cuidado e estar sempre atento a tudo e a todos, assim como em toda cidade grande.

2) É possível fazer vários passeios turísticos por si só. Existem vários passeios com guias pela cidade, os passeios são ótimos e os guias falam tanto em espanhol, quanto inglês quanto em português. Faça o seguinte: Pegue o passeio pela cidade, que será em um daqueles ônibus grandes abertos, estilo ônibus ingleses de dois andares. Assim você conhecerá a cidade, marque os pontos que achar mais interessantes em um mapa, como bairros, bares, museus, ou qualquer outra coisa que lhe chame a atenção. Depois veja no mapa uma possível rota de metrô, trem ou ônibus e desfrute o lugar a sua maneira.

É isso. Um abraço a todos.

domingo, 25 de dezembro de 2011

Feliz Natal

Bom, esse post vai ser pequeno porque tenho certeza que pouca gente irá ler, afinal hoje é Natal e todos estão celebrando com suas famílias e amigos.
Assim como os brasileiros, os argentinos celebram o Natal a meia noite. Curioso o fato porquê passei o meu natal com um escocês, um inglês, um canadense e uma suiça, e todos eles me falaram que em seus respectivos países o Natal é celebrado apenas no dia 25 e que não há um countdown do dia 24 para o dia 25.
Não houve perú de Natal na minha ceia, só mesmo um bife de chorizo, e as várias cortesias do restaurante, como Champanhe, panetone e nozes. Hoje pela manhã a rua estava lotada de turistas, só turistas porque de resto não tinha mais nada nem ninguém na rua. Acho que é isso, sem muito o que escrever hoje.

Feliz Natal a todos! Feliz Navidad! Merry Christmas! 

sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

Pré Vespéra de Natal

O clima de Buenos Aires é uma loucura. Ontem estava fazendo um calor de uns 31ºC hoje a temperatura caiu pra uns 15ºC, sendo que aqui venta muito, então a sensação térmica sempre dá a impressão de que está um pouco mais frio. Conheci um argentino aqui no hostel que me disse que terão dias que vai amanhecer 5ºC, durante o dia terá um pico de 26ºC e a noite 10ºC. Resfriado na certa!



Bom, deixando as curiosidades climáticas a parte, vamos ao post!
A cidade está em clima de Natal, todas as pessoas estão amáveis, as lojas estão lotadas e cheias de turistas de todas as partes do mundo, é comum andar pela rua e escutar alguem falando em inglês, alemão, chinês, holandês, e claro a maioria falando português. A cidade está pouco enfeitada, só mesmo a Calle Florida, principal rua do comércio daqui, conta com alguns adereços natalinos. Fui a um shopping chamado "Galeria Pacifico" O shopping está muito lindo e tinha um casal cantando em dueto várias músicas natalinas clássicas, além de alguns clássicos da Disney. Confesso pra vocês que senti saudades de casa, senti muitas saudades da minha mãe. Aliás, te amo mãe!
Das dicas úteis:
1) Existem várias pessoas nas ruas distribuindo panfletos, NÃO pegue. Até mesmo os argentinos são chatos com isso, então seja chato também.
2) Os gerentes da agência do Banco do Brasil daqui são ótimas pessoas, qualquer dúvida contacte-os.
3) Aluguel aqui é muito caro, então prepare seu bolso caso esteja pensando em morar por aqui. De resto, o custo de vida é quase semelhante ao do Brasil. Não sei se porque estamos em época de Natal e está tudo inflacionado, ou se é assim mesmo. Descobrirei em breve.
4) Se você está vindo a Buenos Aires para passear e foi ludribiado com a velha historinha de que isso aqui é a "Europa da América do Sul" pode começar a pensar em outro destino. Todas as pessoas que eu conversei esses dias que já vieram a Buenos Aires nos últimos 15 anos me falaram que hoje em dia a cidade está igual São Paulo, não tem nada de belle époque europeia. A cidade está suja e com muitos comércios por toda a parte. E mais uma coisa, se você pensa em vir fazer compras por aqui achando que as coisas serão bem mais baratas que o Brasil, a diferença de preço não está tão grande, mas repito a vocês que ainda não sei se isso é por causa da época de Natal.

É isso, boa véspera de Natal a todos!






quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

Martinez

Essa época do ano Buenos Aires está calor, uma média de 31º C. Nada que seja muito calor, aqui o clima sempre está nublado.
Das aventuras e desventuras do dia. Como aqui é raridade encontrar comida que não seja sanduíche, pizza e coisas de panificadora em geral, eu já estou sentindo falta do meu bendito e amado feijão, arroz e bife.Bom, tristezas a parte, hoje fui à cidade de Martinez, que aliás por eles não é considerada como uma cidade, mas como um Bairro, o que não faz muito sentido pois está fora da área da Capital Federal, eles consideram como dentro da área da Grande Buenos Aires (GBA) área do Barrio Norte.
Peguei um ônibus da rota 106, mas também poderia ter pego o 150, (uma dica importante: os ônibus possuem um cobrador automatizado que só aceita moedas, portanto troque seu dinheiro por moedas antes) e me dirigi até a estação de trem (Retiro), a qual tem uma arquitetura bem particular de estilo antigo (Fiquem atentos, pois não sou nenhum especialista em arquitetura). Lá já peguei logo o cartão que serve tanto para o metrô, quanto para o ônibus, quanto para o trem, as quais são muito baratas e te levam para qualquer lugar da cidade.

 Martinez: Cidade/Bairro sensacional! Acho que lá é a Copacabana (sem praia) dos argentinos. A cidade tem uma arquitetura totalmente européia, vários Cafés pela rua, muita gente mais velha andando pela cidade. É uma cidade pequena, mas me encantou bastante, não sei se conseguirei morar lá pois o aluguel é um pouco mais caro que morar aqui na Capital Federal.

IAG: O prédio do Instituto é uma coisa fantástica, lindo demais! Por dentro é um Instituto de Gastronomia de primeiro mundo. As atendentes foram super solicitas, assim como a maioria dos argentinos, me mostraram o lugar e como é o esquema das aulas. Vou falar pra vocês que o pouquinho de dúvida que ainda me restava se foi naquele momento, estou mais que decidido a fazer o curso.



Clarín (O jornal mais lindo que eu já vi, esta edição teve 67 páginas e me custou $5,50)


Passagem de Ônibus

Estação Retiro (Buenos Aires, Capital Federal)

Cartão SUBE

Parkimetro na cidade/bairro Martinez

Rua de Martinez


Agora me encontro procurando um apartamento para alugar, na correria total! Aliás, aluguel de apartamentos e casas aqui em Buenos Aires são bem caros. Vale a pena investir no mercado imobiliário aqui.